SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número48O pensamento de Freud e a Psicanálise: o atrito do papelDa palavra do corpo ao corpo da palavra: a letra aprisionada índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Ide

versión impresa ISSN 0101-3106

Resumen

CAZNOK, Yara Borges. Escrever e escutar música. Ide (São Paulo) [online]. 2009, vol.32, n.48, pp.74-81. ISSN 0101-3106.

A escrita da música ocidental adotou o espaço como dimensão organizadora de um de seus principais constituintes, as frequências. Essa maneira de conceber a grafia musical formou e construiu um ouvido que percebe, além dos sons, movimentações e gestos sonoros que correspondem a imagens e figuras visualmente confirmadas pela escrita. As poéticas da Augenmusik e da Word-Painting são tomadas como modelos para a explicitação do relacionamento entre visão e audição tendo a escrita como mediadora, e excertos musicais do período barroco - J. S. Bach, em especial - são analisados sob esse ângulo.

Palabras clave : Grafia e percepção musical; Figuratividade e imagens musicais; Visão e audição.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )