SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número1Língua materna: traumatismo e transmissãoO corpo, a subjetividade e a psicossomática índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Tempo psicanalitico

versión impresa ISSN 0101-4838

Resumen

SIQUEIRA, Elizabete Regina Almeida de  y  QUEIROZ, Edilene Freire de. O estatuto contemporâneo das identificações em sujeitos com marcas e alterações corporais. Tempo psicanal. [online]. 2012, vol.44, n.1, pp.37-49. ISSN 0101-4838.

A pergunta que guia nossas reflexões neste estudo é a relação existente entre marcas corporais e identificações horizontais. A civilização atual, regida pela inconsistência do Outro, acabou por questionar alguns significantes clássicos como o pai, o mestre, o chefe. Atualmente, os sujeitos já não validam a avaliação representativa do Outro e elaboram minuciosamente seus próprios significantes amos. Nesse contexto se incluem as tatuagens e as marcas corporais como modo de identificar-se com aqueles que compartilham o mesmo traço de gozo. Esse tipo de identificação tem permitido que alguns sujeitos, se servindo dela, tenham podido encontrar certa estabilidade e um lugar no campo do Outro.

Palabras clave : marcas corporais; identificações horizontais; Outro.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )