SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número2Reflexões sobre o inquietante de ser portador de HIV/AidsSintoma da criança, atualização do processo constitutivo parental? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Tempo psicanalitico

versión impresa ISSN 0101-4838

Resumen

MOURA, Alexandre Rambo de  y  D'AGORD, Marta Regina de Leão. O amor Sidonie: quando a amada precisa se manter inacessível. Tempo psicanal. [online]. 2012, vol.44, n.2, pp.285-297. ISSN 0101-4838.

Este artigo foi escrito a partir da biografia Desejos secretos, a história de Sidonie C., a paciente homossexual de Freud (Rieder & Voigt, 2008) e do arranjo colocado em cena pelo Amor Cortês (Capelão, 2000) e pelo movimento As Preciosas. Nossa discussão está norteada por uma particular posição do sujeito em relação ao amor: quando o amor se sustenta somente mediante a segurança de um impedimento, de uma distância que prive e preserve, ao menos em parte, o sujeito do contato com seu amado. A necessidade de um amor inacessível, que visa precisamente à não realização, parece revelar que há algo insuportável em se deixar tomar em um enlace que consiga acolher alguma coisa de real, que implique transitar pelo desejo do Outro e que requeira alguma mudança de posição.

Palabras clave : psicanálise; Sidonie; Amor Cortês; As Preciosas.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )