SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número1O gozo na topologia borromeana: um novo paradigma?Um estranho irredutível no saber freudiano sobre as psicoses índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Tempo psicanalitico

versión impresa ISSN 0101-4838

Resumen

SEGER, Débora da Fonseca  y  SOUSA, Edson Luiz André de. Composições possíveis: psicanálise, música e utopia. Tempo psicanal. [online]. 2013, vol.45, n.1, pp.61-73. ISSN 0101-4838.

Ainda que as aproximações entre o campo psicanalítico e o artístico sejam frequentes, a música tem sido, entre as artes, aquela que menor atenção tem recebido dos principais teóricos da psicanálise. O presente artigo busca, assim, aproximar estas duas áreas, situando-se no rastro de possíveis interlocuções entre o arcabouço teórico psicanalítico e a temática musical. Para tanto, exploramos, primeiramente, as referências à voz e à musicalidade encontradas nas teorizações psicanalíticas, dando especial ênfase à concepção lacaniana de voz como objeto a e à pulsão invocante na constituição do sujeito. Em seguida, buscamos ampliar a discussão, trazendo algumas relações entre música e utopia tecidas na obra do filósofo Ernst Bloch.

Palabras clave : psicanálise; música; voz; pulsão invocante; utopia.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )