SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número2A fascinação pelo resto: o hiper mal-estar na tecnociênciaPara uma clínica psicanalítica do cuidado índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Tempo psicanalitico

versión impresa ISSN 0101-4838

Resumen

VALE, Sabrina Cristiane  y  CASTRO, Júlio Eduardo de. O tempo e o ato psicanalítico na direção do tratamento. Tempo psicanal. [online]. 2013, vol.45, n.2, pp.439-451. ISSN 0101-4838.

Este artigo realiza uma investigação acerca das articulações entre o tempo e o ato do psicanalista na direção do tratamento. O tempo foi tomado por filósofos como tendo apenas uma dimensão, ou seja, o tempo cronológico, que separa passado, presente e futuro. No entanto, Freud concebe o tempo a princípio com o conceito de a posteriori e, depois, com a atemporalidade do Inconsciente. Lacan levou até as últimas consequências a subversão do tempo padrão no tratamento feita por Freud. Em sua clínica, Lacan utilizou outro temporizador que não o relógio: o ato do psicanalista, marcando assim uma nova temporalidade nos tratamentos. O ato do psicanalista é o demarcador da temporalidade que interessa à psicanálise na direção do tratamento.

Palabras clave : tempo; ato psicanalítico; direção do tratamento; psicanálise.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )