SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número1O conflito entre psicanalistas e sua ocasional falência da queda fálicaRupturas, experiências de choque e o elogio a crua e nua realidade: prenúncios do trauma no fenômeno das Bodymodifications índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Tempo psicanalitico

versión impresa ISSN 0101-4838

Resumen

GIORGENON, Daniela; SOUSA, Lucília Maria Abrahão  y  PACIFICO, Soraya Maria Romano. Sujeito, corpo e um espelho (cibernético): a memória em imagem e em discurso. Tempo psicanal. [online]. 2014, vol.46, n.1, pp.81-97. ISSN 0101-4838.

O gesto de leitura/interpretação que empreendemos objetiva estudar sujeito e corpo pela via da alteridade. Como dispositivo teórico e analítico elencamos o conceito de memória e de sujeito de Pêcheux - que faz laço com a psicanálise -, o estádio do espelho tal como Lacan o concebe, o conceito de heterogeneidade de Authier-Revuz, os contos "O espelho" de Machado de Assis e "Espelhos" de Veríssimo, a leitura de Foucault ao quadro "Las meninas" de Velasquez e a tela de Romão. Isso para analisarmos sentidos contemporâneos sobre um espelho cibernético. Lançamo-nos a pensar sobre esse espelho contemporâneo, esse acontecimento materializado em imagem e em discurso, e perguntamos o que há de memória que repete, que insiste e que irrompe em outros sentidos?

Palabras clave : sujeito; corpo; memória.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )