SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número54 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Reverso

versión impresa ISSN 0102-7395

Reverso v.29 n.54 Belo Horizonte sep. 2007

 

EDITORIAL

 

Os trabalhos que compõem este número da revista Reverso mostram a interação entre teoria e clínica psicanalítica, preocupação que sempre esteve presente no pensamento freudiano desde o início de sua obra.

Todos que estudam os textos freudianos são familiarizados com este constante balizamento entre teoria e clínica que marca a obra freudiana e atesta a honestidade intelectual e a postura ética de seu autor, nunca senhor da verdade e do saber.

Em "Linhas de progresso na terapia psicanalítica" Freud diz:

"Como vocês sabem, nós não nos vangloriamos jamais da completude e do acabamento definitivo de nosso saber e de nosso poder. Estamos tão prontos agora, como estávamos antes, a admitir as imperfeições do nosso conhecimento, a considerar qualquer coisa nova que se apresente, e a modificar, na nossa abordagem, o que possa ser colocado como algo melhor".

Se esse sempre foi o desejo de Freud ao construir o edifício teórico-clínico da psicanálise, faz-se necessário que os psicanalistas que continuaram a trilhar e a manter vivo o caminho por ele construído, tenham o mesmo amor à verdade e a mesma postura ética que impulsionava o seu criador.

A revista Reverso – espaço aberto à produção teórico-clínica dos sócios do CPMG, membros do Fórum e seus convidados – busca incentivar a criatividade e a manter sempre vivo o pensamento freudiano, bem como o de outros autores que contribuem para enriquecer a psicanálise.

Este número inicia-se com a Aula Inaugural de 2007 do CPMG quando três colegas com produções teórico-clínicas diversas, mas nem por isso antagônicas, buscam essa interação e atestam a riqueza do pensamento psicanalítico.

A edição da revista incentiva o contato e a troca com outras instituições psicanalíticas buscando sempre a circulação do saber.

Do Corpo Freudiano do Rio de Janeiro temos o trabalho do Dr. Marco Antonio Coutinho Jorge sobre Angústia e Castração, tema importante e sempre presente em nossa clínica.

Do Aleph vem a contribuição do colega Marcelo Matta de Castro sobre A escrita de Michel Leiris.

Duas resenhas de livros recém-lançados em Belo Horizonte, um sobre "Lacan e a formação do psicanalista" e outro sobre os "Aprendizes da Clínica", mostram a produtividade e originalidade dos autores.

A revista traz também uma pequena homenagem ao nosso colega José Tiago dos Reis Filho, membro do Conselho Editorial da Reverso.

Convidamos os leitores a percorrerem os caminhos traçados pelos autores.

 

Ana Cristina Teixeira da Costa Salles
Coordenadora do Departamento de Publicação

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons