SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número63Delicadezas do Eu: fundamentos da vulnerabilidadeO pensamento mágico na constituição do psiquismo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Reverso

versión impresa ISSN 0102-7395

Resumen

KOLTAI, Caterina. O inconsciente seria politicamente incorreto?. Reverso [online]. 2012, vol.34, n.63, pp.33-43. ISSN 0102-7395.

O artigo traz uma longa e cuidadosa reflexão, a partir de experiência teórico-clínica da autora, sobre a inserção da psicanálise na atualidade. Partindo de Freud, e retomando o "retorno a Freud" operado por Lacan, a autora propõe uma leitura do mal-estar na contemporaneidade e das tentativas - médicas, psicofarmacológicas, genéticas, neurociências... - sempre frustradas para alcançar a "felicidade": há um mal-estar estrutural, e não conjuntural, na civilização que diz respeito àquilo que o sujeito vive como sofrimento ou impossibilidade de relacionamento com o outro e com o mundo, vivido como uma dificuldade de ser. A autora mostra, também, como o discurso da ciência, entendido como laço social que pretende que todos sejam iguais a qualquer custo, reforça os processos de segregação, pois quanto mais se exige a igualdade do outro, mais ele insiste em se manifestar como totalmente diferente do que se esperava.

Palabras clave : Inconsciente; Politicamente correto; Estrangeiro; Segregação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )