SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número1Presente à SBPA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Junguiana

versión impresa ISSN 0103-0825

Junguiana vol.36 no.1 São Paulo enero/jun. 2018

 

Editorial

 

 

A SBPA faz 40 anos e temos muito a comemorar. Ao longo dessas décadas de existência, a instituição tem cumprido, com excelência, as missões de formar analistas, divulgar a Psicologia Analítica e participar na comunidade. Fazendo parte das comemorações, a Junguiana perguntou aos membros fundadores que presente gostariam de dar a sua criação. As respostas foram textos comoventes. Publicamos os presentes de Iraci Galiás e Nairo de Souza Vargas, no início deste volume 36\1.

Continuando no espírito festivo, apresentamos o artigo "Música: uma possível ampliação de recursos no setting analítico", no qual são discutidas as relações entre música, imaginação ativa, neurociências e as implicações da utilização desta arte no setting analítico. "Reflexões sobre a prática da supervisão na formação profissional: uma perspectiva junguiana" elabora sobre a prática da supervisão e o seu papel na formação profissional. O texto "A relação professor-aluno: o arquétipo puer-senex" realiza uma revisão de literatura junguiana, estabelecendo uma interlocução entre a psicologia analítica e a educação. Em "Expressões da sexualidade: um olhar junguiano", a autora afirma que as questões de identidade de gênero e de orientação sexual são um desafio à consciência coletiva. No artigo "O curador-ferido e a individuação", encontraremos reflexões a respeito da importância da elaboração do arquétipo do curador-ferido na vida do analista. Finalizamos com duas resenhas: "Anima-Animus de todos os tempos" e "Intimidade em relações amorosas".

O presente da revista - como boa filha - para a SBPA foi ter obtido o ISSN (International Standard Serial Number), sigla em inglês para número internacional normalizado para publicações seriadas, que é o código aceito internacionalmente para individualizar o título de uma publicação. Esta conquista consolida a Junguiana no mundo virtual e amplia a participação da Psicologia Analítica na cultura do nosso tempo.

Boa leitura!

Editores

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons