SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2Famílias incestuaisDesordens alimentares no desporto: situação atual e perspectivas futuras no estudo dos fatores psicológicos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Psicologia Clínica

versión impresa ISSN 0103-5665versión On-line ISSN 1980-5438

Resumen

CECATO, Juliana Francisca et al. Inclusão social de um paciente com déficit intelectual moderado por meio de repertório verbal. Psicol. clin. [online]. 2012, vol.24, n.2, pp.69-82. ISSN 0103-5665.

A inclusão social pode ser compreendida com estímulos e treinamentos para promover o máximo de autonomia e independência aos portadores de deficiência no cotidiano em que vivem. O objetivo da pesquisa foi observar e identificar comportamentos verbais inadequados em um indivíduo deficiente intelectual moderado e instalar comportamentos verbais que favoreçam sua inclusão. O estudo foi conduzido em uma instituição de excepcionais, localizada na cidade de Vinhedo-SP, e uma participante com deficiência intelectual moderada participou da pesquisa. Os resultados mostraram que os comportamentos verbais adequados aumentaram depois das intervenções. Pode-se concluir que a psicologia comportamental foi importante para a modificação do comportamento e por treinar os repertórios verbais do individuo nas atividades de vida diária.

Palabras clave : inclusão social; deficiência intelectual; comportamento verbal; cognição; desenvolvimento da linguagem.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons