Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Indicadores
Compartir
Psicologia Clínica
versión impresa ISSN 0103-5665versión On-line ISSN 1980-5438
Resumen
CELES, Luiz Augusto M.. Vias de acesso às experiências constitutivas na proposta freudiana de psicanálise. Psicol. clin. [online]. 2016, vol.28, n.1, pp.15-37. ISSN 0103-5665.
O texto tem por objetivo identificar na psicanálise freudiana vias para a apreensão, a compreensão e a consideração das experiências constitutivas e arcaicas do psiquismo - das experiências de fantasias de desejo recalcadas às vivências irrepresentáveis. Para isso, adota-se uma leitura de Freud guiada pela importância que tais experiencias adquirem na psicanálise contemporânea. Para desenvolver o argumento, tomam-se em consideração três aspectos metodológicos: o método de pesquisa que tem em vista a construção da teoria psicanalítica sobre as experiências constitutivas; o método clínico que visa a construção e o entendimento da própria clínica psicanalítica, e o método de tratamento que busca alcançar tais experiências com o fim de proporcionar transformações subjetivas. Mostra-se como o interesse de Freud se voltou para a pesquisa do inconsciente através do sonho, após a crise da neurótica, e recupera-se seu retorno à clínica e ao tratamento para reafirmar e reformular aspectos de seus achados em direção às experiências as mais primitivas. Por fim, sugere-se uma compreensão da construção da psicanálise segundo uma metodologia que se guia por escalas de abstrações.
Palabras clave : experiências constitutivas e arcaicas; psicanálise freudiana; método de pesquisa; método clínico; método de tratamento.