SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número3Repensando el caso Lefebvre con Jean Laplanche índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Psicologia Clínica

versión impresa ISSN 0103-5665versión On-line ISSN 1980-5438

Resumen

ROSA, Débora Cristina Joaquina; LIMA, Daiane Marcia de; PERES, Rodrigo Sanches  y  SANTOS, Manoel Antônio dos. O conceito de imaginário coletivo em sua acepção psicanalítica: uma revisão integrativa. Psicol. clin. [online]. 2019, vol.31, n.3, pp.577-595. ISSN 0103-5665.  https://doi.org/10.33208/PC1980-5438v0031n03A09.

Este estudo teve como objetivo, por meio de uma revisão da literatura, mapear e analisar criticamente a produção científica brasileira, veiculada no formato de artigos, sobre o imaginário coletivo em sua acepção psicanalítica. Trata-se de uma revisão integrativa empreendida mediante consultas às bases de dados PEPsic e SciELO-Brasil, sem limite de tempo. As referências localizadas foram selecionadas e então examinadas independentemente por dois avaliadores, de acordo com um conjunto de dimensões analíticas. O corpus foi constituído por 17 referências, as quais contemplaram o imaginário coletivo de populações diversas, em relação a diferentes fenômenos, com certas variações em termos das estratégias de coleta e análise de dados. Verificou-se ainda que as referências lançaram luz sobre uma gama de produções imaginativas não conscientes que ensejam atuações no mundo externo ou delas representam um momento inicial. Logo, este estudo realça a plasticidade do conceito de imaginário coletivo em sua acepção psicanalítica para captar uma diversidade de processos psicológicos que são, ao mesmo tempo, individuais e sociais.

Palabras clave : imaginário coletivo; psicanálise; revisão de literatura.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons