Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Indicadores
Compartir
Jornal de Psicanálise
versión impresa ISSN 0103-5835
Resumen
GUIMARAES FILHO, Paulo Duarte. A atitude psicanalítica. J. psicanal. [online]. 2017, vol.50, n.92, pp.241-247. ISSN 0103-5835.
Na aula são realçadas as relações entre dinâmicas grupais presentes nos meios psicanalíticos e a atitude psicanalítica, sendo usado o modelo da psicanálise como território descoberto por Freud e explorado pelos psicanalistas. Num momento houve a exploração de diferentes dimensões do território psicanalítico, numa situação que chegou a ser chamada de "Babel psicanalítica". Noutro ocorreram concordâncias teórico-clínicas significativas entre os diferentes grupos. O valor desse processo para a psicanálise como conhecimento é destacado e também como isto não tem sido devidamente explorado. Estes dados são correlacionados com sugestões de Widlöcher sobre a importância para a vitalidade da psicanálise da "supervisão generalizada" usual entre os analistas, mas fazendo a ressalva sobre a tendência à "circularidade" desses processos e, em função disso, destacando a necessidade de uma atenção para o que favoreça "retas de progressão" do conhecimento psicanalítico.
Palabras clave : atitude psicanalítica; dinâmicas grupais; investigações intra e intergrupais na psicanálise; epistemologia da psicanálise.