Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Indicadores
Compartir
Jornal de Psicanálise
versión impresa ISSN 0103-5835
J. psicanal. vol.53 no.99 São Paulo jul./dic. 2020
TRADUÇÃO
O impacto das ideias de Bion na forma de pensar de Donald Meltzer
Marisa Pelella Mélega
Colegas,
Pensei ser interessante divulgar em nosso meio a maneira com que Donald Meltzer, destacado analista da British Society, estudou e aplicou as ideias de Bion. E ainda como estas contribuíram para que desenvolvesse novos conceitos, seguindo o caminho aberto por Freud, Klein e Bion.
No início deste capítulo Meltzer se pergunta se esse livro acrescentou algo ao que ele se propôs: mostrar, por meio de ilustrações clínicas, o uso das ideias de Bion.
Ele deixa claro que estas "foram entrando em seu consultório" à medida que as experiências clínicas se seguiam.
Os capítulos do livro foram construídos contendo como preâmbulo a visão bioniana da mente: um aparato para criar pensamentos (símbolos) que representam experiências emocionais e os pensamentos para dar conta das experiências emocionais.
Com base nas ideias seminais de Bion, tais como a divisão da vida mental (simbólica), continente-contido, transformação em alucinose, inversão da função Alpha e outras, ele segue com contribuições ora dando uma visão clínica destas, ora gerando novas contribuições com base nestas. É o caso de uma nova teoria da criatividade, do conceito de conflito estético e do Claustrum (fenomenologia da identificação projetiva intrusiva).
É o que o leitor pode seguir com mais detalhes neste capítulo, embora seja indispensável a leitura dos vários capítulos desse livro para entrar na intimidade das aplicações clínicas de Meltzer.