SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número81Dislexia, cognição e aprendizagem: uma abordagem neuropsicológica das dificuldades de aprendizagem da leitura índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Revista Psicopedagogia

versión impresa ISSN 0103-8486

Rev. psicopedag. vol.26 no.81 São Paulo  2009

 

EDITORIAL

 

ABPP 30 anos

 

 

No momento em que a Associação Brasileira de Psicopedagogia completa 30 anos de existência, temos a honra de trazer aos associados e leitores um presente especial: nossa revista foi convidada para fazer parte da BVS-Psi, uma biblioteca virtual em Saúde e poderá muito em breve ser lida diretamente no endereço: http://www.bvs-psi.org.br/ .

Tal conquista nos dá imensa satisfação, por democratizar o acesso ao conhecimento de nossa área, tornar a revista Psicopedagogia mais interessante academicamente para publicações de autores ligados à academia e permitir que futuramente esteja em outras bases de dados que lhe conferirão cada vez maior visibilidade e credibilidade científica, bem como uma classificação mais expressiva no Qualis.

A inclusão da nossa revista na BVS-Psi, aliada à reformulação recém-concluída de nosso site, com certeza aumentará a visibilidade do conteúdo de excelência publicado em nossa revista e trará incremento à divulgação da produção intelectual da comunidade dos psicopedagogos e profissionais de áreas afins.

Esta 81ª edição conta com dois artigos especiais: "Dislexia, cognição e aprendizagem: uma abordagem neuropsicológica às dificuldades de aprendizagem da leitura", de Vitor da Fonseca, no qual o autor discorre sobre a dislexia sob o referencial da neurociência e, um segundo artigo, enviado pela psicopedagoga Rossana Aparecida Vieira Maia Angelini, "Pedagogia da autoria: a construção do processo de autoria na formação de pedagogos", que coloca o professor como um sujeito ativo-interativo na construção do conhecimento de seus alunos.

"Protocolo de identificação precoce dos problemas de leitura: estudo preliminar com escolares de 1º ano escolar", escrito por Simone Aparecida Capellini, Maria Nobre Sampaio, Maryse Tomoko Matsuzawa Fukuda, Adriana Marques de Oliveira, Cíntia Cristina Fadini e Maíra Anelli Martins, é um artigo de pesquisa sobre a elaboração e aplicação de um teste de identificação precoce dos problemas de leitura para caracterizar o desempenho dos escolares do 1º ano do Ensino Fundamental Municipal. O estudo comprova o que a maioria dos educadores sabe: infelizmente, muitos de nossos alunos dessa série não apresentam domínio de habilidades cognitivo-linguísticas necessárias para aprender o sistema de escrita do português brasileiro.

"A inclusão do aluno com perda auditiva na Rede Municipal de Ensino da cidade de Marília", de Marília Piazzi Seno, é outro artigo que trata desse assunto muito debatido, mas que ainda não foi devidamente esclarecido em um de seus aspectos cruciais: a Inclusão sob o ponto de vista do docente.

É de Claudia Broetto Rossetti, Taísa Rodrigues Smarssaro e Tatiana Lecco Pessotti, a pesquisa "Inventário das brincadeiras e jogos de crianças em diferentes municípios do estado do Espírito Santo", que nos esclarece que hoje há uma coexistência bastante frequente entre as brincadeiras e jogos tradicionais e diversas atividades lúdicas que envolvem o uso de novas tecnologias, como os computadores.

No artigo original "Eficácia do programa de intervenção com a consciência fonológica em escolares com risco para a dislexia", Regiane Kobal de Oliveira Alves Cardoso e Simone Aparecida Capellini tiveram por objetivo verificar a eficácia de um programa de intervenção com a consciência fonológica em escolares com risco para a dislexia, demonstrando a eficácia desse programa de intervenção por meio da melhora das habilidades cognitivo-linguísticas em situação de pós-testagem em comparação à pré-testagem.

"Avaliação assistida em crianças com hipotiroidismo congênito", de Anelise Caldonazzo, Paula Fernandes, Tatiana de Sá Riech, Carolina Santos, Maura Mikie Fukujima Goto, Maria Tereza Baptista, Gil Guerra Jr., Sofia Lemos-Marini e Lília D'Souza-Li, é um artigo de grande interesse e dificilmente tratado em publicações ligadas à aprendizagem. Seu objetivo foi avaliar o funcionamento executivo das crianças com diagnóstico de hipotiroidismo congênito por meio da avaliação dinâmica utilizando a resolução de problemas. Os autores concluíram que há necessidade de mudança na proposta escolar para que a criança com hipotiroidismo congênito tenha efetividade no rendimento acadêmico.

Um trabalho inédito de pesquisa de Claudia Gomes e Vera Lucia Trevisan, "Instituições privadas de ensino: considerações para o processo de inclusão", nos mostra um outro aspecto importante desse assunto, que não pode mais ser esquecido: a proposta de inclusão exige mudanças na estruturação dos processos organizacionais, institucionais e pedagógicos nas escolas, e o envolvimento dos professores no desenvolvimento de uma construção de ações pedagógicas e relacionais, com enfoque na compreensão das diversidades e respeito de suas próprias diferenças e de seus alunos.

Um Relato de Experiência não pode faltar em nossa publicação, principalmente quando promove a reflexão do leitor sobre as transformações da sociedade e da escola contemporânea frente ao fracasso escolar, como é o caso do artigo "A escola contemporânea diante do fracasso escolar", de Marilene Gonzaga Gomes Travi, Lisiane Machado de Oliveira-Menegotto e Geraldine Alves dos Santos.

"O laço social e a aprendizagem: algumas breves considerações" é um artigo de Morgana Martins Grudzinski, que tece proposições acerca da Psicanálise e da Educação, à luz de conceitos como laço social e laço parental e o papel do Outro de Lacan.

"Aspectos psiquiátricos da criança escolar", de Francisco B. Assumpção Jr., é uma contribuição importante e esclarecedora para os profissionais que lidam com as dificuldades escolares de seus alunos, devido à riqueza de fatores que nela interferem.

"Estimulação do desenvolvimento de competências funcionais hemisféricas em escolares com dificuldades de atenção: uma perspectiva neuropsicopedagógica", escrito por Rosângela Rabello Carneiro e Fabrício Bruno Cardoso, nos apresenta uma investigação dos comportamentos de atenção por meio de avaliação motora, cognitiva e da preferência hemisférica de escolares, entre 7 e 8 anos de idade, e conclui que a hemisfericidade não interfere apenas nos processos atencionais e de percepção, mas em todas as dimensões intelectuais e de personalidade, propondo ao final uma reflexão na condução do formato didático deste processo, em especial nos períodos iniciais de escolarização.

Um terceiro trabalho sobre esse tema - "Conhecendo a dislexia e a importância da equipe interdisciplinar no processo de diagnóstico" - nos é trazido por Sther Soares Lopes da Silva, que aponta que tanto o processo diagnóstico como a intervenção devem ser realizados por uma equipe interdisciplinar.

"Dislexia e estresse: implicações neuropsicológicas e psicopedagógicas", de Maria Arminda S. Tutti Cabussú, relaciona a dislexia e o estresse que provoca na criança e suas implicações neuropsicológicas e psicopedagógicas.

Encerramos esta edição com "Compreensão de Texto", a resenha apresentada por Geraldina Porto Witter sobre o livro Essential readings on comprehension, de Lapp D, Fisher D.

Aos nossos leitores, um abraço,

 

Maria Irene Maluf
Editora

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons