Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Indicadores
Compartir
Revista Psicopedagogia
versión impresa ISSN 0103-8486
Resumen
EVARISTO, Debora Cristina da Silva; QUEIROGA, Bianca Arruda Manchester de y CAPELLINI, Simone Aparecida. Impactos do isolamento social no desenvolvimento de pré-escolares. Rev. psicopedag. [online]. 2023, vol.40, n.121, pp.17-27. ISSN 0103-8486. https://doi.org/10.51207/2179-4057.20230002.
Uma das principais estratégias utilizadas para conter a progressão da pandemia da COVID-19 foi o isolamento social. As escolas precisaram se adequar a um novo formato de funcionamento, buscando ofertar ensino remoto por meio de atividades e ferramentas novas. Professores e familiares precisaram se adaptar a essas novas condições, mesmo sem uma preparação prévia e com muitas dificuldades. Destaca-se que a Educação Infantil foi particularmente afetada pelas mudanças, por ser um período em que as vivências lúdicas e interações sociais são muito importantes. O objetivo desta pesquisa foi investigar a percepção de pais e professores sobre o impacto do isolamento social no desenvolvimento de pré-escolares. Foram realizadas entrevistas com 5 pais e 5 professores, de forma remota; as informações foram transcritas, categorizadas e interpretadas, seguindo a técnica da análise de conteúdo na modalidade temática. Do discurso das entrevistadas foi possível extrair as seguintes categorias: 1. Dificuldades de adaptação ao ensino remoto; 2. Atrasos no desenvolvimento da linguagem e aprendizagem das crianças; 3. Importância da relação entre a família e a escola. Conclui-se que pais e professores enfrentaram grandes dificuldades e perceberam atrasos importantes em habilidades como atenção, concentração, reconhecimento de letras e números, em função das medidas de isolamento social. Destaca-se que, de acordo com os relatos, a parceria entre a família e a escola foi imprescindível neste momento.
Palabras clave : COVID-19; Isolamento Social; Educação Infantil; Desenvolvimento Cognitivo; Desenvolvimento da Linguagem.