SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2Ser feminina: uma permissão para a soropositividade?Capacitação de professores para a promoção e educação em saúde na escola: relato de uma experiência índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Journal of Human Growth and Development

versión impresa ISSN 0104-1282versión On-line ISSN 2175-3598

Resumen

PEREIRA, Ondina P.  y  ALMEIDA, Tânia M. C.de. Saúde e poder: um estudo sobre os discursos hegemônicos e subalternos em contextos multiculturais. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2005, vol.15, n.2, pp.91-98. ISSN 0104-1282.

A dificuldade de comunicação entre profissionais de saúde e as comunidades populares é notória e se expressa principalmente na ineficácia dos tratamentos tal como os prescreve a medicina oficial, assim como no descontentamento, por parte dos usuários, com os seus resultados. Este artigo refletir sobre tal situação, colocando em relevo a importância ética da escuta, pelos profissionais da saúde, dos discursos e saberes extra-científicos sobre a doença e a saúde afirmados por tais comunidades. A escuta mais sensível poderá dar visibilidade aos elementos que impedem a comunicação efetiva, proporcionando a restituição da reciprocidade comunicativa, o que significa a recusa e a transformação das relações de subalternidade aí estabelecidas.

Palabras clave : Saúde; Ética; Religião; Discurso médico e subalternidade; Health; Ethical; Religion; Medical speech and subalternity.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons