SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1Jogos educativos e aula expositiva: comparação de procedimentos educativos sobre postura sentadaBrincadeiras de crianças brasileiras e portuguesas no contexto escolar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Journal of Human Growth and Development

versión impresa ISSN 0104-1282

Resumen

GERALDO, Ana Paula Gines  y  SILVA, Maria Elisabeth Machado Pinto e. Alimentos processados na alimentação infantil: análise da memória visual de escolares da cidade de Taubaté, São Paulo. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2012, vol.22, n.1, pp.53-59. ISSN 0104-1282.

OBJETIVO: descrever a memória visual de crianças em relação à embalagem de salgadinho e biscoito doce recheado e relacioná-las ao estado nutricional, série escolar e sexo. MÉTODO: foi realizada a técnica de desenho com 152 alunos de 6 a 10 anos, matriculados no ensino fundamental I de uma escola da cidade de Taubaté, São Paulo. Foram coletados dados antropométricos, calculado o IMC, a freqüência de cada componente do desenho e realizado o teste qui-quadrado para analisar a sua relação com as variáveis em estudo. RESULTADOS: para as embalagens de salgadinho, os componentes que apareceram com maior freqüência nos desenhos foram marca (54,6%), imagem do produto (45,4%) e personagem (27,0%) e as cores mais utilizadas a vermelha (36,8%), a azul (30,3%) e a amarela (22,4%). Para os biscoitos apareceram com maior freqüência marca (62,5%) e personagem (30,9%) e as cores mais utilizadas a azul (36,8%) e marrom (26,3%). As cores identificadas pelas crianças, tanto para salgadinho, como para biscoito condizem com os produtos comercializados. As meninas se lembraram mais da imagem do salgadinho (p = 0,016) e dos personagens na embalagem do biscoito (p = 0,04). Não foram observadas diferenças estatísticas significativas entre a lembrança dos componentes da embalagem e o estado nutricional e entre a cor escolhida e sexo da criança. CONCLUSÕES: observa-se que as estratégias de marketing são instrumentos amplamente utilizados na indústria alimentícia com foco na criança e que seus produtos comerciais, salgadinhos e biscoitos recheados, são amplamente fixados nesta população.

Palabras clave : criança; memória; embalagem de alimentos; alimentos industrializados; marketing.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )