SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2Dor nas costas, hábitos posturais e comportamentais de escolares da rede municipal de ensino de Teutônia, RSEfeito do sedentarismo, perfil nutricional e sexo na flexibilidade de escolares índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Journal of Human Growth and Development

versión impresa ISSN 0104-1282versión On-line ISSN 2175-3598

Resumen

ELMAN, Ilana; GERALDO, Ana Paula Gines; KARCHER, Cristiane  y  PINTO-E-SILVA, Maria Elisabeth Machado. Caracterização dos limiares de detecção do gosto umami em crianças com e sem câncer. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2013, vol.23, n.2, pp.136-143. ISSN 0104-1282.

INTRODUÇÃO: O gosto umami é proveniente de glutamato e 5 ribonucleotídeos, incluindo inosinato e guanilato, os quais aparecem naturalmente em muitos alimentos. Pode ser identificado pelo glutamato monossódico, sendo considerado como gosto sutil, mas misturando-se bem com outros gostos, expande e incrementa o sabor. OBJETIVO: Identificar os limiares de detecção do gosto umami em crianças com Leucemia Lonfóide Aguda ou Linfoma não-Hodgkin e em escolares saudáveis, e correlacionar a sensibilidade ao gosto com o estado nutricional, idade e sexo. MÉTODO: Foi aplicado teste de sensibilidade de Threshold para determinar o limiar do gosto umami, com 6 concentrações crescentes de água deionizada e glutamato monossódico. Os indivíduos foram pesados e medidos, e calculado o IMC para determinar o estado nutricional. Para as análises estatísticas foram utilizadas versão 2.6.6 do software estatístico R e testes de Mann-Whitney e Kruskal-Wallis com níveis descritivos (p = 0,05). RESULTADOS: a amostra foi contituida de 102 pacientes e 42 escolares, sendo que 74 do sexo masculino (53,9% e 54,8%), 93 eutróficos (63,7% e 69,0%) e 43 na faixa etária de 6 a 9 anos (58,8% e 52,4%), respectivamente. A maioria dos pacientes (92,0%) e escolares (97,4%) eram sensíveis ao gosto umami e tiveram valores de limiar de sensibilidade semelhantes ao gosto umami. Não foi encontrada diferença estatisticamente significante entre os limiares do gosto umami de pacientes sensíveis e escolares, IMC, sexo. CONCLUSÕES: a percepção ao gosto umami foi independente do sexo, idade, estado nutricional ou presença de doença.

Palabras clave : glutamato monossódico; gosto; câncer; crianças.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )