Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Indicadores
Compartir
Journal of Human Growth and Development
versión impresa ISSN 0104-1282versión On-line ISSN 2175-3598
Resumen
GARCIA, Cíntia de Lima; ALBUQUERQUE, Grayce Alencar; DREZETT, Jefferson y ADAMI, Fernando. Saúde de Minorias Sexuais do Nordeste Brasileiro: Representações, Comportamentos e Obstáculos. J. Hum. Growth Dev. [online]. 2016, vol.26, n.1, pp.95-100. ISSN 0104-1282. https://doi.org/10.7322/jhgd.110985.
OBJETIVO: O objetivo deste estudo foi identificar as representações sociais (RS) das desigualdades na saúde e grandes, obstáculos e desafios vividos por lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros e sobre o acesso aos serviços de saúde. MÉTODO: pesquisa qualitativa foi realizada com um grupo de minorias sexuais recrutados por meio da técnica de bola de neve. Os dados foram organizados de acordo com Bardin e analisados sob a perspectiva da SR. RESULTADOS: Doze gays, nove travestis, seis lésbicas e bissexuais três participaram. A maioria acreditava saúde para ser a ausência de doença e indicou a vulnerabilidade do grupo para as doenças sexualmente transmissíveis. A busca por serviços de saúde foi motivada por sintomas patológicos ou rastreio de doenças sexualmente transmissíveis. As dificuldades estavam relacionadas com as deficiências dos serviços de saúde sobre o preconceito. CONCLUSÕES: A população de estudo apresentou representações de saúde reducionistas, procuraram os serviços de saúde sob a perspectiva curativa e enfrentou desafios / obstáculos no acesso aos serviços de saúde.
Palabras clave : saúde minoria; homossexualidade; doenças sexualmente transmissíveis; as desigualdades na saúde; preconceito.