SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número1Avaliação do controle postural em crianças e adolescentes com síndrome de down na faixa etária entre oito e doze anosAtenção ao parto e pós-parto no município de Rio Branco- Acre, Brasil: inquérito de base populacional índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Journal of Human Growth and Development

versión impresa ISSN 0104-1282versión On-line ISSN 2175-3598

Resumen

LEITE E SOUSA, Priscila Dantas et al. Conhecimento e aceitabilidade da vacina para o HPV entre adolescentes, pais e profissionais de saúde: elaboração de constructo para coleta e composição de banco de dados. J. Hum. Growth Dev. [online]. 2018, vol.28, n.1, pp.58-68. ISSN 0104-1282.  https://doi.org/10.7322/jhgd.143856.

INTRODUÇÃO: O papilomavírus humano (HPV) é infecção viral prevalente na população sexualmente ativa, podendo ser oncogênico e não oncogênico. Esforços educacionais realizados por profissionais de saúde, voltados para adolescentes e seus pais auxiliam a tomada de decisão sobre a vacinação para o papilomavírus humano, beneficiando o processo de implantação e cobertura vacinal. OBJETIVO: Descrever constructo de coleta de dados sobre conhecimento e aceitabilidade da vacina para o HPV entre adolescentes, pais e profissionais de saúde. MÉTODO: Estudo de elaboração de constructo a partir de revisão de base empírica da literatura com enfoque qualitativo em base de dados do PubMed, no período de 2007 a 2014, com a utilização das palavras-chave: Papillomaviridae AND Papillomavirus Vaccines AND knowledge AND Community Health Services. Elaborou-se 31 questões divididas em seis categorias. Na validação interna foi aplicado o constructo final em 390 indivíduos (adolescentes, pais/responsáveis e profissionais de saúde) no período de 2014. A proporção de acerto das respostas e respectivo intervalo de confiança de 95% foram utilizados para descrever cada questão. RESULTADOS: Foram encontrados três artigos sobre a temática nas bases de dados consultadas que serviram como base para elaboração do questionário. Verificou-se menor proporção de acerto entre adolescentes sobre o conhecimento do HPV. Adolescentes, pais e responsáveis mostraram-se com baixa proporção de acerto sobre a segurança e eficácia da vacina. Os três grupos não mostraram barreiras de aceitabilidade à vacina. CONCLUSÃO: O instrumento mostrou-se adequado para mensurar o conhecimento sobre o HPV, suas repercussões e sua vacina entre os adolescentes, pais/responsáveis e profissionais de saúde, bem como sobre a aceitabilidade da vacina para o papilomavírus humano.

Palabras clave : HPV; vacinas contra papilomavirus; conhecimento; adolescente; pais; profissional de saúde; inquéritos e questionários.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons