Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Indicadores
Compartir
Journal of Human Growth and Development
versión impresa ISSN 0104-1282versión On-line ISSN 2175-3598
Resumen
SOUZA, Ana Carla Filgueira de Souza e; CASAIS-E-SILVA, Luciana Lyra y SENA, Eduardo Pondé de. Descrição dos achados linguísticos e neurológicos de gemelares nascidos pré-termo aos dois anos de idade. J. Hum. Growth Dev. [online]. 2019, vol.29, n.3, pp.338-345. ISSN 0104-1282. https://doi.org/10.7322/jhgd.v29.9529.
INTRODUÇÃO: A prematuridade, o baixo peso ao nascer e os nascimentos múltiplos são fatores de risco para alterações estruturais no cérebro, assim como para desvios no desenvolvimento motor, cognitivo, social e de linguagem OBJETIVO: Descrever os achados linguísticos e investigar a presença de alterações neurológicas em gemelares nascidos pré-termo, aos dois anos de idade MÉTODO: Trata-se de um estudo do tipo corte transversal, realizado por meio da análise de dados dos prontuários de seis pares de gêmeos nascidos pré-termo, com baixo peso ao nascer, de ambos os sexos, aos dois anos de idade, atendidos no Centro Estadual de Prevenção e Reabilitação da Pessoa com Deficiência - CEPRED, em Salvador-Bahia-Brasil. Para tanto, foram coletadas as informações referentes ao nascimento; a história clínica; os exames de imagem; e as avaliações fonoaudiológica, neurológica e interdisciplinar RESULTADOS: Os gemelares nascidos pré-termo apresentaram desenvolvimento linguístico atípico e alterações neurológicas que podem comprometer o desenvolvimento da linguagem oral. Do ponto de vista neurológico, foram observadas anormalidades comuns ao recém-nascido prematuro, como a hemorragia peri-intraventricular CONCLUSÃO: Os nascimentos múltiplos associados à prematuridade e ao baixo peso ao nascer podem oferecer riscos à aquisição da linguagem da criança
Palabras clave : desenvolvimento da linguagem; transtornos do desenvolvimento da linguagem; transtornos do neurodesenvolvimento; nascimento prematuro; gêmeos.