SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1Las relaciones amorosas y la posmodernidad: las contribuciones de psicodramaEl cuidado de la salud de los maestros a través del sociodrama y del uso de objetos intermedios índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Revista Brasileira de Psicodrama

versión impresa ISSN 0104-5393versión On-line ISSN 2318-0498

Resumen

PEZO, María Antonieta. As mediações terapêuticas e seu uso na formação de trabalhadores da saúde: osofrimento psíquico familiar. Rev. bras. psicodrama [online]. 2016, vol.24, n.1, pp.62-68. ISSN 0104-5393.  https://doi.org/10.15329/0104-5393.20160008.

Na formação de trabalhadores da saúde mental, as mediações terapêuticas como a dramatização e o pictograma grupal permitem acessar conteúdos psíquicos registrados como sensações e percepções. Dramatizar e pictografar potencializam o surgimento de conteúdos psíquicos inéditos; permitem acessar conteúdos irrepresentáveis que não apareceriam se fosse pedido para recordar, contar ou dizer; e favorecem a verbalização, simbolização do que foi excluído da consciência. É fundamental reconhecer e refletir sobre o que se faz, diz, percebe, sente, escuta e pensa.

Palabras clave : mediadores terapêuticos; trabalhador da saúde mental; sofrimento psíquico; pictograma grupal; dramatizar.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons