SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número61Colaborando na trajetória de superação em saúde mental: grupo de ouvidores de vozesDivórcio, recasamento e a relação entre padrastos e enteados: reflexões endereçadas aos terapeutas de família índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Nova Perspectiva Sistêmica

versión impresa ISSN 0104-7841versión On-line ISSN 2594-4363

Resumen

VAL, Eduardo Ribeiro do. Pipa Corporativa: uma ferramenta da terapia narrativa aplicada às famílias empresárias. Nova perspect. sist. [online]. 2018, vol.27, n.61, pp.35-48. ISSN 0104-7841.

Este artigo apresenta o relato de uma pesquisa que utiliza como referência a metodologia Pipa da Vida, desenvolvida por David Denborough (2008), adaptada para o ambiente organizacional, e tem por objetivo fortalecer, por meio da linguagem, as relações interpessoais e intergeracionais entre os membros dessa família empresária, por meio do reconhecimento e validação da identidade preferida de cada um. O objeto de pesquisa deste estudo é uma empresa familiar de transporte de cargas fundada em 1990. Após o falecimento de seu fundador, os herdeiros passaram a ocupar cargos na empresa. A ausência do planejamento do processo de sucessão gerou conflitos, tais como: excesso de trabalho, a sobrecarga emocional da viúva e, principalmente, a falta de objetivo em comum dessa família dentro da corporação. Essas narrativas tornaram-se uma história saturada de problemas, e a adaptação da Pipa da Vida para o ambiente corporativo ajudou essa família a superar os conflitos.

Palabras clave : terapia narrativa; práticas narrativas coletivas; pipa corporativa; gestão de pessoas; empresas familiares.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons