SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número63Contribuições e implicações da perspectiva dialógica: o self do(a) terapeuta na terapia familiar/de casalPromoção da saúde no contexto das redes sociais significativas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Nova Perspectiva Sistêmica

versión impresa ISSN 0104-7841versión On-line ISSN 2594-4363

Resumen

COUTINHO, Ana Luisa Almeida Prado de Andrade  y  LEIFERT, Maria Gabriela Mantaut. Modelo generativo como guia para criação da equipe de mediação no Instituto Noos. Nova perspect. sist. [online]. 2019, vol.28, n.63, pp.42-54. ISSN 0104-7841.  https://doi.org/10.21452/2594-43632019v28n63a02.

Orientado pelas premissas da perspectiva generativa, este artigo relata a criação do Núcleo de Mediação Transformativa no Instituto Noos. A Perspectiva Generativa é uma das abordagens oriundas da teoria sistêmica e dos novos paradigmas pós-modernos. Tecendo uma dança entre teoria e ação, apresentamos os momentos generativos na criação e implementação do Núcleo de Mediação, enaltecendo o foco no recurso, nas competências e valores das pessoas. Temos como objetivo demonstrar como as premissas da prática generativa favorecem a formação da equipe de trabalho e da intervisão (supervisão). Acreditamos que, ao proporcionar um ambiente relacional onde cuidamos de nossos colaboradores de forma horizontal, observando os aspectos éticos, das interações, envolvendo a todos em um clima de acolhimento e participação colaborativa, auxiliamos no melhor atendimento de nossos clientes. A partir desta postura criamos condições de fomentar um grupo de trabalho que se autorregule no modelo de uma comunidade de prática e comunidade de aprendizagem, a fim de estimular a produção de conhecimento e promover melhores práticas no atendimento em Mediação.

Palabras clave : Novos paradigmas; Perspectiva generativa; Núcleo de mediação; Comunidade de prática; Comunidade de aprendizagem.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons