SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número70Transmisión transgeneracional de patrones conyugales y familiares: implicaciones para el cuidado de la salud índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Nova Perspectiva Sistêmica

versión impresa ISSN 0104-7841versión On-line ISSN 2594-4363

Resumen

MOURAO, Thais Helena Ramos Queiroz  y  BATISTA, Kevin Samuel Alves. Grupo "diálogos de paz": atuação intersetorial junto a homens autores de violência contra as mulheres. Nova perspect. sist. [online]. 2021, vol.30, n.70, pp.93-107. ISSN 0104-7841.  https://doi.org/10.38034/nps.v30i70.602.

O artigo reflexiona, a partir da experiência do grupo reflexivo "Diálogos de Paz", realizado em São Gonçalo do Amarante - CE, em 2019, as possibilidades e os desafios na atuação grupal junto a homens autores de violência (HAV) contra as mulheres. O texto abrange o histórico de estudos, trabalhos e intervenção nessa temática, e debate dos referenciais teóricos utilizados entre eles. Em uma perspectiva exploratória qualitativa, o artigo versa sobre o grupo sob análise como proposta promotora de espaços problematizadores da relação entre violência e masculinidades. Assim, verifica-se aproximações entre o método adotado na experiência com o aporte construtivista-narrativista com perspectiva de gênero. Constata-se, então, que o espaço produziu abordagem de compreensão integral dos homens participantes, não os limitando a seus atos violentos. Feitas as análises, considera-se fundamental abordar tal temática de forma preventiva, potencializando uma atuação intersetorial que amplie o debate de gênero pelos diversos âmbitos formativos sociais.

Palabras clave : Grupo reflexivo; Masculinidades; Violência contra as mulheres; Atuação intersetorial; Atuação psicossocial.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons