Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Indicadores
Compartir
Revista de Psicología (Lima)
versión impresa ISSN 0254-9247
Resumen
GOMEZ ARIZAGA, María Paz; CONEJEROS-SOLAR, Maria Leonor; SANDOVAL RODRIGUEZ, Katia y ARMIJO SOLIS, Solange. Dupla excepcionalidade: análise exploratória das experiências e autoimagem em estudantes chilenos. Rev. psicol. (Lima) [online]. 2016, vol.34, n.1, pp.5-37. ISSN 0254-9247. https://doi.org/10.18800/psico.201601.001.
Esta pesquisa explora a manifestação da dupla excepcionalidade referente à construção da autoimagem e o tipo de experiências com colegas e professores. Os casos de quatro (4) estudantes de 8 a 15 anos que apresentavam transtorno do déficit de atenção (TDAH) com alta capacidade e transtornos do espectro autista (TEA) com alta capacidade, foram analisados. Os resultados indicam que os estudantes tinham uma noção da discrepância de sua condição, apesar de ignorá-la. Eles estavam motivados a aprender, mas ficavam entediados com tarefas pouco desafiantes ou repetitivas. Além disso, apresentavam boas relações com colegas e professores, no entanto, para o grupo de alunos com TEA e alta capacidade, esta relação tinha uma conotação negativa. As implicações para a pesquisa e a prática educativa, são discutidas.
Palabras clave : dupla excepcionalidade; alta capacidade; transtorno do déficit de atenção (TDAH); transtornos do espectro autista (TEA); contexto escolar.