SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número1El inicio del trabajo de la paradoja en psicoanálisis clínicoEl cuerpo y los Demonios de Loudon: bajo la teoria psicosomática de Winnicott índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Revista Brasileira de Psicanálise

versión impresa ISSN 0486-641X

Resumen

FORLENZA NETO, Orestes. As principais contribuições de Winnicott à prática clínica. Rev. bras. psicanál [online]. 2008, vol.42, n.1, pp.82-88. ISSN 0486-641X.

O trabalho de Winnicott abre-nos possibilidades de analisar pacientes difíceis, com a teoria do “amadurecimento pessoal” e o uso dos fenômenos de “regressão à dependência” na interação paciente/analista, que fornece o holdingnecessário e deve decidir quando falar e quando silenciar, particularmente nas situações de “descongelamento” do trauma, quando a aceitação das críticas do paciente às falhas do analista, sem revidar ou se justificar, é um importante elemento de retomada do desenvolvimento, sobretudo em casos de pacientes bordelines, esquizóides e narcísicos graves, nos quais o mais importante é a “sobrevivência do analista”.

Palabras clave : Dependência absoluta; Regressão à dependência; Holding; Descongelamento da situação traumática; Destruição e sobrevivência do analista; Manejo do setting.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons