Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Indicadores
Compartir
Revista Brasileira de Psicanálise
versión impresa ISSN 0486-641Xversión On-line ISSN 2175-3601
Resumen
GUIMARAES FILHO, Paulo Duarte. Babel ou semiosfera psicanalítica: quais as vias de desenvolvimento do conhecimento na psicanálise?. Rev. bras. psicanál [online]. 2008, vol.42, n.2, pp.118-127. ISSN 0486-641X.
Inicialmente são referidos nossos estudos anteriores acerca da importância epistemológica de algumas convergências teórico-clínicas ocorridas na psicanálise, particularmente sobre a transferência e a contratransferência. A seguir, é examinado como a noção da semiosfera, proposta pelo lingüista russo Iuri Lotman, é um modelo valioso para a investigação e representação de aspectos dessas convergências e também dos processos de construção de outras noções na psicanálise. São dados dois exemplos para ilustrar nossa idéia. Primeiro, discutindo como a concepção da identificação projetiva, proveniente da psicanálise, pode ser usada para o entendimento de achados na área da neurociência, por Allan Schore; segundo, examinando como Susan Reid, num sentido inverso, parte de observações psicanalíticas sobre manifestações autísticas e as articula com dados de outras disciplinas sobre a síndrome do stress pós-traumático, para propor o Distúrbio Autístico Pós-Traumático (aptdd- Autistic Postraumatic Developmental Disorder).
Palabras clave : Pesquisa conceitual; Confluências teóricas; Transferência/contratransferência; Identificação projetiva; Semiosfera.