SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número2¿Es necessario ser psicoanalista? ¿Es esto preciso?Nucleos neuróticos y no-neuróticos: constitución, repetición y manejo en la situación analítica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Revista Brasileira de Psicanálise

versión impresa ISSN 0486-641X

Resumen

GRANA, Roberto Barberena. O diálogo transicional na psicanálise de crianças: indicação lúdica e testemunho presencial. Rev. bras. psicanál [online]. 2010, vol.44, n.2, pp.55-64. ISSN 0486-641X.

Este estudo (subdividido em dois artigos) propõe neste primeiro tempo uma revisão das formas historicamente assumidas pela prática psicanalítica com crianças, apontando os pressupostos epistêmico-ontológicos que a sustentam e realizando uma crítica da atividade interpretativa - particularmente a operada pelos psicanalistas kleinianos - que questiona principalmente a crença compartilhada na sua potencialidade mutativa pela produção de insights. Para isso, toma como suporte as obras de Ferenczi, Winnicott e Lacan e sugere uma abordagem clínica que realça a comunicação indireta (lúdico-metafórica) e a presença viva e discreta (anobstrutiva) do analista no interior do setting.

Palabras clave : psicanálise de crianças; diálogo transicional; indicação lúdica; testemunho presencial.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )