SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número2Sexualidade índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Revista Brasileira de Psicanálise

versión impresa ISSN 0486-641X

Rev. bras. psicanál vol.45 no.2 São Paulo abr./jun. 2011

 

47º CONGRESSO DA IPA - MÉXICO PAINÉIS PRINCIPAIS
SEXUALIDADE
SONHOS
INCONSCIENTE

 

Explorando os conceitos fundamentais: sexualidade, sonhos, inconsciente

 

 

Equipe Editorial

 

 

A IPA dedica o seu 47º Congresso à discussão dos conceitos fundamentais da Psicanálise: sexualidade, sonhos, inconsciente.

As teorias psicanalíticas aprofundaram-se, transformaram-se e continuam a reformular-se, ganhando novos contextos de descrição em torno de seus temas fundamentais desde Freud que, ao longo de sua obra, modifica e amplia sempre sua teorização.

Com as muitas escolas existentes, corremos o risco de nos distanciarmos de um diálogo, assentados em uma crença teórica que tomamos como verdade. A reflexão sobre o estado dessas ideias centrais na clínica atual abre espaço para a diversidade do pensar.

A Comissão do Congresso fará de suas três principais plenárias palco de discussão desses temas estruturantes do pensamento psicanalítico: sexualidade, sonhos e inconsciente. Nesse sentido, questões sobre esses conceitos foram enviadas a psicanalistas de diferentes sociedades filiadas à IPA . Cada psicanalista foi convidado a escolher uma das questões e respondê-la de maneira breve, constituindo-se, assim, em estímulos aos debates nas plenárias.

A Revista Brasileira de Psicanálise, pensando em familiarizar o leitor com a temática do encontro, publica as questões e a íntegra dos onze textos-respostas recebidos pela Comissão do Congresso.

Mantendo a proposta de dar voz à psicanálise brasileira, a Revista Brasileira de Psicanálise convidou Ruggero Levy, Deodato Curvo de Azambuja e Bernard Miodownik para que, com sua experiência, possam, não só dialogar com os temas, mas também ampliar e compartilhar suas reflexões conosco.