SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número4Límite y simbolización: la influencia del pensamiento de Winnicott en la elaboración del concepto de límite de André GreenLa intensidad de la vida psíquica y sus terrores en la experiencia psicoanalítica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Revista Brasileira de Psicanálise

versión impresa ISSN 0486-641X

Resumen

SPESSOTO, Leda Beolchi. Sobre o olhar do psicanalista e outras ferramentas de trabalho: novas recomendações. Rev. bras. psicanál [online]. 2011, vol.45, n.4, pp.129-138. ISSN 0486-641X.

A partir de recomendações técnicas realizadas por Freud aos psicanalistas, a autora examina novas possibilidades de ajustes do setting e novas ferramentas a serem consideradas em virtude de uma observação mais ampla do funcionamento mental que se desenvolveu neste século que nos separa do texto original. O olhar do analista é reconsiderado em sua importância em certas condições do trabalho psicanalítico. Inicialmente é considerado o olhar como recurso em busca de coesão para situações de desintegração. Depois a autora examina o olhar quando o paciente realiza transformações em alucinose e passa a ver o analista de modo tal que este não se reconhece. Nestas circunstâncias surge o desafio de encontrar interlocutor para o exame das diferenças, onde o modelo do analista acompanhante é proposto como alternativa ao olhar e à associação livre.

Palabras clave : transformações em alucinose; analista acompanhante; a visão do analista; recomendações técnicas; definição.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )