SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número3Sobre la verdad como tensión entre la invención y el descubrimiento (I//V//D)Traer a la luz una huella profunda y lograr que una voz sea escuchada requiere de varias generaciones índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Revista Brasileira de Psicanálise

versión impresa ISSN 0486-641X

Resumen

SAPISOCHIN, Gabriel. A escuta da regressão no processo analítico.Traducido porClaudia Berliner. Rev. bras. psicanál [online]. 2012, vol.46, n.3, pp.90-105. ISSN 0486-641X.

Partindo da suposição de que a noção de regressão libidinal pertence a um modelo de psiquismo estático, encerrado no vínculo com o outro e organizado de forma invariante, o autor considera que a apresentação do arcaico na sessão analítica pressupõe um modelo de psiquismo como uma Organização Funcional, com diferentes níveis de funcionamento e de representação simbólica. Propõe-se a ideia de um psiquismo arcaico, conceitualizado como inconsciente não reprimido e resultante das atribuições projetivo-traumáticas do inconsciente parental, que busca expressão e representação através da colocação em ato nos diferentes contextos em que se processa a realidade psíquica. O autor considera que a ideia de um psiquismo, que se manifesta por meio do que é repetido a partir da colocação em ato dramático, é a consequência de um psiquismo aberto à geração de significado emocional no encontro com o outro do espaço intersubjetivo, o qual deixou de ser um objeto contingente. Considera-se que a noção freudiana de Agieren pressupõe uma mudança implícita na teoria da escuta psicanalítica, dado que a transferência deixa de ser apenas o deslocamento da representação intrapsí-quica para constituir-se em fenômeno intersubjetivo indissoluvelmente ligado à contratransferência. Postula-se finalmente que a utilização instrumental da apresentação do arcaico no processo analítico implica que o enquadre, ao conter a representação cênica de certa configuração intrapsíquica arcaica do analisando registrada como gestos-psíquicos-não-pensados-verbalmente, cria as condições para uma nova forma de representação compatível com a lógica verbal do Eu, distanciada da repetição em ato e suscetível de ser ressignificada infinitamente.

Palabras clave : Agieren; arcaico; gestos-psíquicos-não-pensados-verbalmente; inconsciente não reprimido; organização funcional; regressão.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons