SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 número4Ensayo sobre algunas abstracciones: nuestro universo simbólico - el valor de la palabra"Arriba las manos: ¡ríndete!: ¡lo has perdido, playboy!": consideraciones respecto del duelo y los analistas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Revista Brasileira de Psicanálise

versión impresa ISSN 0486-641X

Resumen

BINDER, Margaret Waddington. O rei e a omelete de amoras. Rev. bras. psicanál [online]. 2015, vol.49, n.4, pp.101-110. ISSN 0486-641X.

A autora fala da dificuldade no atendimento de alguns casos difíceis e da necessidade da escrita do analista para a elaboração posterior de aspectos contratransferenciais e sua utilização nestes atendimentos. Traz um caso de uma paciente terminal, que vive uma doença dramática e usa a análise para tentar manter-se minimamente organizada. Fica evidente o enorme trabalho psíquico que deverá ser feito pela dupla, analista e analisando, para lidar com a morte próxima da paciente, quando passa a haver uma grande expansão libidinal, assim como um aumento do seu apetite relacional, enquanto se desenvolve uma relação transferencial profundamente regressiva, exigindo do analista uma boa capacidade de rêverie.

Palabras clave : psicossomática; paciente difícil; aspectos transferenciais e contratransferenciais; intervenções não usuais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons