SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51 número2Transgeneracionalidad: sobre silencios, criptas, fantasmas y otros destinosElementos para reflexionar sobre el trabajo psicoanalítico con familias que "salen del closet" índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Revista Brasileira de Psicanálise

versión impresa ISSN 0486-641X

Resumen

FIORINI, Letícia Glocer. Subjetividades em transição, parentalidades contemporâneas: diversidade e diferença.Traducido porJulia Tomasini. Rev. bras. psicanál [online]. 2017, vol.51, n.2, pp.91-102. ISSN 0486-641X.

As sociedades contemporâneas, principalmente no Ocidente, atravessam importantes mudanças referentes às normativas que regem a organização dos laços sociais, mudanças que se expressam no que a autora denomina subjetividades em transição. Distintos tipos de família se fazem presentes: monoparentais, reconstituídas e/ou constituídas por casais que adotam outras expressões de sexualidade e gênero, que não pertencem às legalidades vigentes. Seus efeitos nas parentalidades contemporâneas são abordados. Considera-se o efeito das biotecnologias através de diferentes variantes de fertilização assistida, especialmente quando são incluídos um terceiro e outros elementos alheios com seus eventuais efeitos. Reflete-se também sobre os efeitos da ciber/tecnocultura na produção de subjetividade, nesse espaço gerado entre o humano e a máquina. Propõe-se distinguir entre os conceitos de diversidade e diferença e revisar os dispositivos, subjetivos e intersubjetivos, que geram diferença simbólica e que implicam o reconhecimento da alteridade. Sugere-se que se excedam os limites do pensamento binário em prol de um pensamento triádico. A autora revisa as noções de desejo de filho e função paterna à luz das parentalidades contemporâneas, convencionais ou não, e sustenta que a categoria diferença num sentido ampliado pode estar incluída no psiquismo dos pais, muito além de sua orientação sexual.

Palabras clave : parentalidades contemporâneas; desejo de filho; função paterna; biotecnocultura; ciborgue; diversidade e diferença.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons