SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número38-39Qualidade de vida em mulheres portadoras de HIV/AidsA dor psíquica na trajetória de vida do paciente fibromiálgico índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Aletheia

versión impresa ISSN 1413-0394

Resumen

ALVES, Railda Fernandes et al. Qualidade de vida em pacientes oncológicos na assistência em casas de apoio. Aletheia [online]. 2012, n.38-39, pp.39-54. ISSN 1413-0394.

Este estudo teve como objetivo investigar a qualidade de vida em pessoas com câncer que buscam assistência em casas de apoio. A amostra foi composta por mulheres (82,5%) e homens (17,5%), (N=57). A metodologia foi quanti-qualitativa. Utilizou-se um questionário sócio demográfico, a escala de qualidade de vida geral EORTC QLC- 30 e uma entrevista em profundidade. As maiores incidências foram para os cânceres de mama 50%, e o de colo do útero 12,5%. A qualidade de vida foi verificada como positiva. O apoio foi relatado como fundamental para atravessar a fase crítica da doença e a reabilitação, melhorando a qualidade de vida. O câncer foi relacionado à morte e o diagnóstico implica abalo emocional para o doente e sua família. A quimioterapia traz sofrimento físico e psíquico.

Palabras clave : Qualidade de vida; Oncologia; Casa de apoio.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )