SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número16Modelos de família e intervenção terapêuticaO declínio do erotismo no cinema nacional índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Interações

versión impresa ISSN 1413-2907

Resumen

PICCININI, Cesar A. et al. O bebê imaginário e as expectativas quanto ao futuro do filho em gestantes adolescentes e adultas. Interações [online]. 2003, vol.8, n.16, pp.81-108. ISSN 1413-2907.

O presente estudo investigou o bebê imaginário e as expectativas quanto ao futuro do filho em gestantes adolescentes e adultas. Participaram 21 gestantes primíparas, sendo 11 adolescentes e 10 adultas. Por meio de uma entrevista individual investigou-se a reação inicial quanto ao sexo do bebê, o processo de escolha do nome, as características físicas e emocionais imaginadas, bem como as expectativas quanto ao jeito de ser e ao futuro. De modo geral, as adolescentes revelaram maior dificuldade para descrever suas percepções sobre o bebê do que as adultas. Além disso, suas expectativas quanto ao futuro do bebê estavam muito ligadas ao desejo de não repetição de sua própria história de gravidez precoce, o que não apareceu entre as adultas. Apesar de algumas diferenças, a expectativa inicial, que sugeria diferenças expressivas entre os grupos, foi pouco corroborada, pois muitas semelhanças apareceram entre os grupos.

Palabras clave : Gestação; Adolescência; Bebê imaginário; Expectativas maternas; Gestantes primíparas.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )