SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número4Procedimientos para enseñar respuestas de comandos y para promover la variación en la topografía de respuestas en niños autistasEntre flores y nubes, los peligros y los paraguas: La experiencia de una investigación intervención con la gente en las calles índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Estudos de Psicologia (Natal)

versión impresa ISSN 1413-294Xversión On-line ISSN 1678-4669

Resumen

OLIVEIRA, Érika Cecília Soares. Uma "monstra perigosa": Pistas de Carolina Maria de Jesus para a intervenção psicossocial. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2017, vol.22, n.4, pp.378-388. ISSN 1413-294X.  https://doi.org/10.22491/1678-4669.20170039.

Este artigo toma como pressuposto que a atuação profissional em psicologia deve ter claramente um compromisso ético-político, algo que ainda não se vê com contundência, sobretudo a partir de relatos que demonstram a experiência de psicóloga(o)s em instituições públicas e sua permanência em modelos tradicionais de intervenção. Seu objetivo principal é colocar em evidência debates que considerem os modos de vida dos diferentes grupos sociais, a fim de produzir articulações entre os múltiplos marcadores sociais das diferenças que, por vezes, os constituem. Para tanto, trago um livro de Carolina Maria de Jesus - Quarto de despejo: diário de uma favelada - como possibilidade de construir diálogos transdisciplinares a respeito de eixos de poder e diferenciação, aproximando-me de seu território existencial a fim de compreender o modo como essa escritora produz conhecimento sobre sua realidade. Trata-se de propor um exercício que coloque em relevo a complexidade dos sujeitos para os quais direcionamos nossas intervenções psicossociais.

Palabras clave : marcadores sociais das diferenças; desigualdade social; intervenção psicossocial; feminismos; Carolina Maria de Jesus.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons