SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1Conservadorismo, posicionamiento político y preconcepto contra las parejas homosexualesAnálisis de los comentarios de noticias sobre la violencia contra las mujeres índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Estudos de Psicologia (Natal)

versión impresa ISSN 1413-294Xversión On-line ISSN 1678-4669

Resumen

MATTIELLO, Felipe  y  RAMOS, Wilsa Maria. Estudos em psicologia e áreas interdisciplinares sobre a população em situação de rua. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2018, vol.23, n.1, pp.67-77. ISSN 1413-294X.  https://doi.org/10.22491/1678-4669.20180008.

A pesquisa teve como objetivo analisar a produção científica sobre a população em situação de rua referente às pesquisas realizadas no Brasil por psicólogos e outros profissionais publicadas entre 2006 e 2015. Utilizando-se a base de dados SciELO, identificaram-se 31 artigos que cumpriram os critérios e que foram classificados em três categorias: (1) relações familiares e processos identitários; (2) experiências, modo de vida e estratégia de superação; e (3) políticas públicas, agentes e agências de apoio psicossociais. Foram analisados os objetivos, os participantes das pesquisas, os resultados, as conclusões e recomendações. Concluiu-se que há um número pouco expressivo de artigos publicados, embora abordem o tema a partir de múltiplos olhares e áreas do conhecimento. É fundamental tratar o tema de forma articulada com questões referentes às políticas públicas, saúde, educação para que haja efetividade das ações de sensibilização e mobilização social da sociedade civil, dos gestores e formuladores de políticas.

Palabras clave : população em situação de rua; psicologia do desenvolvimento humano; políticas públicas; interdisciplinaridade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons