SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1Evaluación de un modelo socio-cognitivo de la satisfacción laboral en trabajadores argentinos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Estudos de Psicologia (Natal)

versión impresa ISSN 1413-294Xversión On-line ISSN 1678-4669

Resumen

FERNANDES, Mariana Coelho Carvalho; CIASCA, Sylvia Maria; CAPELATTO, Iuri Victor  y  SALGADO-AZONI, Cintia Alves. Efeito de um programa de intervenção psicomotora para crianças com TDAH. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2019, vol.24, n.1, pp.1-11. ISSN 1413-294X.  https://doi.org/10.22491/1678-4669.20190001.

Este trabalho verificou a eficácia de um programa de intervenção psicomotora para crianças com TDAH. O estudo comparou o desempenho psicomotor e cognitivo de crianças com TDAH submetidas e não submetidas a intervenção psicomotora. Participaram do estudo 26 crianças do sexo masculino, sendo 14 com TDAH, divididas em grupo experimental I e II (GE I / GE II), e 12 com desenvolvimento típico agrupados no grupo controle (GC). As crianças do GE realizaram avaliação psicomotora e cognitiva nos dois momentos, pré e pós-intervenção e foram comparadas ao GC na avaliação após a intervenção. Houve diferenças estatisticamente significativas nos escores de classificação do perfil psicomotor e nos testes de atenção e funções executivas. Foi observada uma tendência de melhora indicado pelo aumento das médias das funções de noção de corpo, equilibração, estruturação espaço temporal, praxia fina, lateralidade e tonicidade, respectivamente. Os resultados sugerem que a intervenção psicomotora foi eficaz para o tratamento das crianças com TDAH deste estudo.

Palabras clave : transtorno do déficit de atenção com hiperatividade; desempenho psicomotor; atenção; funções executivas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons