SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1A prevenção da AIDS em universitáriosComportamentos do mediador e da criança com deficiência visual na avaliação assistida de habilidades cognitivas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Temas em Psicologia

versión impresa ISSN 1413-389X

Resumen

KERBAUY, Rachel Rodrigues. As emoções na saúde e na doença: armadilha ou descrição de processo?. Temas psicol. [online]. 2002, vol.10, n.1, pp.63-70. ISSN 1413-389X.

As emoções ou sentimentos são explicados por diversas teorias psicológicas e algumas delas procuram apresentar modelos que facilitariam sua compreensão para os pesquisadores e clínicos. Os terapeutas comportamentais com uma postura behaviorista radical consideram que o que as pessoas sentem é tão importante quanto o que elas fazem, por esclarecer o papel do ambiente presente e passado. No entanto, o relato das condições corporais descritas com uma denominação emocional resulta de operações de estímulos e, portanto, a análise das contingências é que permite compreender o processo em curso. A emoção é, então, uma condição do organismo que altera vários itens do comportamento tanto na forma como na freqüência, precisando o terapeuta e cliente buscarem as relações ambientais com as quais o cliente estiver em contato. Pretende-se discutir essas questões através de exemplos clínicos e respaldo na literatura da área.

Palabras clave : emoção; terapia comportamental; análise funcional.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )