SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número3A escola e a prevenção à AIDS: como professores e diretores avaliam os programas? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Temas em Psicologia

versión impresa ISSN 1413-389X

Resumen

CREPALDI, Maria Aparecida  y  MORE, Carmen Leontina Ojeda Ocampo. Atendimento psicológico a famílias na clínica e na comunidade: questões ético-metodológicas. Temas psicol. [online]. 2002, vol.10, n.3, pp.201-209. ISSN 1413-389X.

Considerando o atendimento psicológico de abordagem relacional sistêmica, destinado a camadas populares, realizado na clínica-escola de uma universidade e na comunidade, este trabalho pretende relacionar e discutir as questões metodológicas que concorrem para a eficácia de uma intervenção que procura manter a interação entre a Clínica e a Comunidade e suas agências de assistência, tendo em vista a promoção do desenvolvimento psicossocial de grupo familiar e o incremento da qualidade de suas interações com a rede de apoio social. O enquadre dessa discussão passa pela questão da ética no atendimento, considerado que a equipe terapêutica enfrenta o que foi denominado no presente artigo de "dilemas éticos", ou seja, situações que colocam aos profissionais a necessidade de tomar decisões que protejam os membros da família de situações drásticas, como em casos de violência familiar e abuso sexual, respeitando o código de ética dos psicólogos.

Palabras clave : terapia familiar; ética no atendimento clínico; comunidade.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )