Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Indicadores
Compartir
Temas em Psicologia
versión impresa ISSN 1413-389X
Resumen
VERISSIMO, Danilo Saretta y FURLAN, Reinaldo. Merleau-Ponty e a evolução espontânea da psicologia. Temas psicol. [online]. 2006, vol.14, n.2, pp.143-151. ISSN 1413-389X.
Neste artigo, abordamos a inquietação científica presente na psicologia na perspectiva do filósofo francês Maurice Merleau-Ponty, com ênfase na aproximação do autor em relação à psicologia da Gestalt e à psicanálise. Para o filósofo, as ciências humanas lidam com as suas contradições internas e apresentam um desenvolvimento espontâneo. A instabilidade das ciências humanas, entre a objetividade e a subjetividade, leva-as a uma constante revisão das relações entre estes dois pólos. Com efeito, observa-se um aprofundamento destas ciências, entre elas a psicologia, em direção de uma melhor circunscrição do seu objeto de estudo. Neste sentido, o pesquisador é ator de uma constante autocrítica, ele é árbitro dos conflitos entre as perspectivas realista e intelectualista. A psicologia da Gestalt e a psicanálise ocuparam um papel positivo na filosofia de Merleau-Ponty e representavam o movimento de autocrítica do psicólogo, que, seguido e radicalizado, revela as verdadeiras inspirações destas psicologias e possibilita a elaboração de novos instrumentos de reflexão filosófica
Palabras clave : Maurice Merleau-Ponty; Fenomenologia; Teorias e sistemas em psicologia; Psicologia da Gestalt; Psicanálise.