SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1Representações sociais de saúde e cuidado: um estudo multicêntrico sobre vulnerabilidade masculinaUma investigação da historicidade das representações sociais índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Temas em Psicologia

versión impresa ISSN 1413-389X

Resumen

MACIEL, Silvana Carneiro; BARROS, Daniela Ribeiro; CAMINO, Leoncio F  y  MELO, Juliana Rízia Félix de. Representações sociais de familiares acerca da loucura e do hospital psiquiátrico. Temas psicol. [online]. 2011, vol.19, n.1, pp.193-204. ISSN 1413-389X.

Este trabalho teve como objetivo analisar como os familiares de doentes mentais representam o louco, a doença mental e os hospitais psiquiátricos. A pesquisa foi realizada em uma instituição psiquiátrica particular e em uma instituição pública (CAPS), ambas situadas na cidade de João Pessoa (PB), participando 30 familiares de cada instituição. Utilizou-se o Teste de Associação Livre de palavras, com os seguintes estímulos: doente mental, louco e hospital psiquiátrico. Os resultados foram analisados através do programa Tri-deux-mots. Os dados mostraram que os termos "doente mental" e "louco" ainda são associados a representações negativas, sendo considerados como diferentes das demais doenças, predominando uma visão de medo e de rechaço. A doença mental encontra-se associada a uma dimensão negativa e estranha, que ameaça e desestabiliza. Em função disso, a exclusão do louco, concretizada pela sua internação em um hospital psiquiátrico, é o resultado de uma "percepção social" difusa, diluída pelas diversas instituições que associam a loucura ao lado negativo da razão.

Palabras clave : Representação social; Louco; Doente mental; Hospital psiquiátrico.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )