SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2Representaciones de los medios de la hospitalización obligatoria de los consumidores de drogasCentros psicológicos basados en universidad: su espacio en el proceso de intercambio de conocimientos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Temas em Psicologia

versión impresa ISSN 1413-389X

Resumen

COSTA, Fabrycianne Gonçalves; COUTINHO, Maria da Penha de Lima; MELO, Juliana Rízia Félix de  y  OLIVEIRA, Marcelo Xavier de. Rastreamento da depressão no contexto da insuficiência renal crônica. Temas psicol. [online]. 2014, vol.22, n.2, pp.445-455. ISSN 1413-389X.  https://doi.org/10.9788/TP2014.2-14.

Esta pesquisa objetivou rastrear a depressão em pacientes com insuficiência renal crônica em tratamento de hemodiálise e relacionar as variáveis sociodemográficas com a depressão. Além disso, buscou-se contrastar os grupos com e sem sintomas depressivos e verificar quais características se apresentam com maior intensidade para cada um desses grupos. Trata-se de um estudo descritivo e de cunho quantitativo, compreendendo 48 pacientes, na faixa etária entre 18 a 66 anos (M= 45,5 e DP= 3,8), realizado em um hospital público do Estado da Paraíba. Os dados foram coletados por um questionário sociodemográfico e pelo Beck Depression Inventory e submetidos ao SPSS-19.0, sendo realizadas análises estatísticas descritivas e inferenciais. Constatou-se que 56,3% dos participantes apresentaram sintomas da depressão e que o tempo de hemodiálise se correlacionou positivamente com esse transtorno psicoafetivo. Os itens pessimismo, culpa, ideação suicida, irritabilidade e perda de peso não mostraram diferença estatisticamente significativa entre os grupos com e sem depressão. As características que se apresentaram com maior intensidade para o grupo sem sintomatologia depressiva foram: os itens referentes à insônia, fatigabilidade, irritabilidade, dificuldade de trabalhar e perda de peso. O grupo com sintomatologia depressiva apresentou maiores escores médios nos itens punição, mudança na autoimagem, perda de peso, dificuldade de trabalhar e diminuição da libido. Espera-se que os resultados encontrados possam contribuir para o desenvolvimento de estratégias que minimizem o surgimento da depressão nos pacientes em tratamento de hemodiálise.

Palabras clave : Depressão; insuficiência renal crônica; hemodiálise.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )