SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número3Desarrollo de una escala para medir los rasgos de los trastornos histriónicos de la personalidad de acuerdo con la taxonomía jerárquica de la psicopatologiaImpacto de orientación sexual, soporte social y familiar en estrés de minorias en personas LGB índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Temas em Psicologia

versión impresa ISSN 1413-389X

Resumen

WINK, Giovana Alessandra; MEA, Cristina Pilla Della  y  ROSSI, Tainá. Legalização da maconha: percepção de psiquiatras e de usuários em recuperação. Temas psicol. [online]. 2019, vol.27, n.3, pp.721-733. ISSN 1413-389X.  https://doi.org/10.9788/TP2019.3-09.

A legalização da maconha no Brasil é um tema que vem sendo discutido atualmente, pois além de questões sobre saúde pública, envolve também aspectos sociais, jurídicos e educacionais. Portanto, o estudo teve como objetivo verificar a percepção de médicos psiquiatras e usuários de maconha em recuperação sobre a legalização de maconha no Brasil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa exploratória. O estudo foi composto por 20 participantes com idades entre 26 e 71 anos (80% do sexo masculino),10 compondo o grupo de médicos psiquiatras, e 10 usuários de maconha em recuperação. Foi aplicada uma entrevista semiestruturada, e utilizada a análise de conteúdo. A maioria dos participantes se posicionaram de maneira desfavorável (85%) a legalização da maconha Brasil. Os relatos incluíram prejuízos físicos, psíquicos e sociais, bem como a ausência e ineficácia de políticas públicas. Porém, tiveram postura positiva aos tratamentos com canabidiol para doenças refratárias. Portanto, necessita-se de mais pesquisas que contemplem este tema, abarcando outras populações a fim de trazer melhores esclarecimentos.

Palabras clave : Cannabis; disfunção cognitiva; uso terapêutico; legislação; condições sociais; tráfico de drogas; síndrome de abstinência a substâncias.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons