SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número28Considerações sobre a formação do analista: ética, saber e transmissãoA dor de não existir: uma reflexão sobre a questão dos limites nas patologias alimentares índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Cadernos de psicanálise (Rio de Janeiro)

versión On-line ISSN 1413-6295

Resumen

VILHENA, Junia de; BITTENCOURT, Maria Inês Garcia de Freitas; NOVAES, Joana de Vilhena  y  ZAMORA, Maria Helena. Cuidado, maternidade e temporalidade: repensando os valores contemporâneos da eficiência. Cad. psicanal. [online]. 2013, vol.35, n.28, pp.111-127. ISSN 1413-6295.

Este artigo busca refletir sobre o quanto a atenção e a preocupação com o bem estar físico e emocional do bebê transformaram o "cuidado" em fonte de angústia, frustração e invasão ao espaço delicadamente estabelecido na relação mãe-filho. Tal fato, muitas vezes, dificulta o desenvolvimento emocionalmente saudável e a capacidade do sujeito para lidar, de forma criativa, com os desafios da vida. Tendo por base a premissa de que a influência da concepção contemporânea do tempo gera tal urgência no "fazer", e que, muitas vezes, o "tempo de ser" se perde, buscamos mostrar como a crescente colonização da esfera familiar pelas chamadas "expertises" transforma a parentalidade em uma tarefa marcada pela insegurança, pela angústia e pela dívida.

Palabras clave : Relação mãe-filho; tempo; eficiência; saúde; Mother-child relationship.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )