SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número29Ferenczi e o sonhoAs novas tecnologias de comunicação: questões para a clínica psicanalítica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Cadernos de psicanálise (Rio de Janeiro)

versión On-line ISSN 1413-6295

Resumen

KLAUTAU, Perla  y  WINOGRAD, Monah. Dos sonhos traumáticos ao sonhar analítico. Cad. psicanal. [online]. 2013, vol.35, n.29, pp.41-55. ISSN 1413-6295.

Os sonhos traumáticos geralmente possuem o mesmo conteúdo e são recorrentes, trazendo de volta acontecimentos que estão dissociados no psiquismo. Isolados, os conteúdos não integrados ao ego encontram, por meio da produção onírica, acesso à consciência. O objetivo deste artigo é sustentar a ideia de que a função do analista consiste em construir, junto com o paciente, um campo transferencial- contratransferencial capaz de propiciar o sonhar analítico. Com o propósito de sustentar esta ideia, examinaremos as noções de tato psicológico (FERENCZI, 1928), de construções em análise (FREUD, 1937), de contratransferência (HEIMANN, 1960), de regressão (WINNICOTT, 1954), de terceiro analítico (Ogden, 1996) e de espaço potencial (WINNICOTT, 1967).

Palabras clave : Sonhos traumáticos; construções em análise; contratransferência; regressão; terceiro analítico.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )