Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Indicadores
Compartir
Cadernos de psicanálise (Rio de Janeiro)
versión On-line ISSN 1413-6295
Resumen
BARBOSA, Ana Maria Ferrara de Carvalho et al. As novas tecnologias de comunicação: questões para a clínica psicanalítica. Cad. psicanal. [online]. 2013, vol.35, n.29, pp.59-75. ISSN 1413-6295.
O presente artigo visa discutir o espaço das novas tecnologias de comunicação na práxis psicanalítica contemporânea. Concentra questões decorrentes do exame e da discussão de casos clínicos que extrapolam o setting tradicional. Chama atenção para a intensidade com que o aparato tecnológico atual participa da vida cotidiana, logo, do processo analítico. Mensagens instantâneas (sms, whatsapp), chamadas com vídeo (skype), e-mails, redes sociais e jogos eletrônicos passam a constituir formas de contato com o mundo e com o analista, tornando-se, portanto, objeto de análise. Em que medida alterações na temporalidade da vida contemporânea "alargam" o espaço clínico? Até que ponto a transferência se altera em tempos de virtualidade e imediatismo excessivos?
Palabras clave : Clínica psicanalítica; tecnologias de comunicação; contemporaneidade; temporalidade; setting analítico; transferência.