SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número44Sobre a destrutividade: o negativo e a pulsão de destruiçãoQuem acredita em pulsão de morte?: Cem anos de investigação psicanalítica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Cadernos de psicanálise (Rio de Janeiro)

versión On-line ISSN 1413-6295

Resumen

SOUZA, Octavio. Quem acredita na pulsão de morte?. Cad. psicanal. [online]. 2021, vol.43, n.44, pp.61-77. ISSN 1413-6295.

Com a noção de pulsão de morte, uma especulação ousada em que acreditou, Freud ampliou o campo da clínica ao trazer os processos de simbolização para o foco da investigação psicanalítica. Em sua posteridade, nos trabalhos de Klein, Lacan, Bion e Winnicott, a crença ou a descrença na pulsão de morte passou a ser conjugada nos termos das relações de objeto, dos paradoxos do gozo e da provisão ambiental. Na psicanálise contemporânea, o debate em torno da crença na noção se prolonga em um ambiente ecumênico que visa mais a comparação dos pontos de vista do que o embate polêmico.

Palabras clave : Pulsão de morte; Crença; Processos de simbolização; Lógica do significante; Gozo; Provisão ambiental; Uso do objeto.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons